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10.  Refugo passado, rançoso, corrompido, insípido, restos de
comida e pratos impuros é a comida preferida pelo homem de
temperamento tamásico.
11. De Sattwa (pureza) surge sabedoria ou conhecimento; de Rajas
(paixão) surge ganância; e de Tamas (inércia) estar sem rumo, ilusão e
ignorância.
O leite é considerado um alimento alérgico para quase 80% da
população mundial todas essas pessoas possuem algum grau de
intolerância a lactose, que vem sendo apontada como a causadora de uma
série de doenças ligadas à respiração. Só que a classificação do leite como
alimento sattwico é por que segundo as escrituras o leite representa a
vida, na mitologia foi o primeiro alimento criado na terra, biologicamente
somos mamíferos, esse é o nosso primeiro alimento.
Aí surge a pergunta: “se o leite faz tão mal por que ele é
recomendado”? A resposta é simples, ao executar os exercícios do Yoga,
principalmente os respiratórios, existe uma tendência a perder umidade
rapidamente, o leite acaba sendo muito útil para manter os níveis de
mucosidade mais altos que o normal, através de reação alérgica, para
contrabalançar o ressecamento que ocorre com esses exercícios. Porém
existem ocasiões em que o leite chega a ser completamente cortado da
dieta, e em outros momentos indicado com veemência, dependendo do que
se está praticando e qual a temperatura ambiente. Durante o verão, por
exemplo, quando faz calor podemos viver a base de uma dieta de frutas.
Uma dieta muito alta em mucosa provoca letargia, sexualidade exacerbada
e gula. Leite e açúcar provocam aumento de mucosidade caso os níveis de
mucosidade aumentem muito é recomendado diminuir a ingestão de leite e
aumentar a de gengibre
Quantas vezes nós escutamos alguém dizer: você é aquilo que
come! A tradição indiana chama o corpo físico de anna máyá kosha que
significa literalmente corpo ilusório feito de alimento eles já tinham em
mente que os diferentes componentes dos alimentos podem mudar a
química corporal e por sua vez alterar percepções. O Chandogya
Upanishad por exemplo diz: “Quando o coalho é agitado, sua parte sutil
sobe para a superfície. Isso é manteiga clarificada. Desta mesma forma, a
comida quando é digerida, é a parte sutil que sobe, e isso se torna a
mente”
8
.
O Taittiriya Upanishad também nos fala algo sobre isso: “Fora
Brahman, que é o Ego, veio akasha (espaço); de akasha, ar; de ar, fogo;
de fogo, água; de água, terra; de terra, vegetação; a partir da
vegetação, comida; a partir da comida o corpo do homem. O corpo do
homem, composto da essência da comida, é a envoltura física do Ego”
9
.
Finalmente no Mahábharata temos algo sobre a carne: “Bem temperado,
cozido com ou sem sal, carne, em qualquer forma de apresentação
gradualmente atrai e escraviza a mente”
10
                                                
8
Chandogya Upanishad, VI.6.1 & 2.
9
Taittiriya Upanishad, II.- I.3.
10
Mahabharata, Anushasana Parva, Seção CXIV.
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